Arquivo Iconográfico


O Centro da Memória Rio-Pardense

Demolido o Teatrinho, seu espaço foi ocupado pelo solene Cine Teatro Colombo, também da Sociedade Italiana, inaugurado em janeiro de 1936.

Duas reformas aconteceram, em 1979 e 1983.

O “Colombo” funcionou até junho de 2002, quando o presidente do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, Francisco José Parisi Braghetta, empreendeu uma grande e arrojada reforma, colocando nosso cinema entre os melhores do interior paulista.

Na reunião da diretoria, em agosto de 2002, o presidente Francisco apresentou um projeto ambicioso, aceito e elogiado por todos: criar um departamento para preservar a memória dos imigrantes italianos e da cidade, que se instalaria sobre uma grande laje de cobertura do prédio anexo ao cinema (hoje “Foto Metro”). Uma escada ligaria o hall de entrada do cinema ao mezanino.

Em outra reunião, com Eduardo Dias Roxo Nobre, Rodolpho José Del Guerra e o arquiteto Alfredo Carlos da Costa Figo, a idéia se concretizou. Alfredo seria o responsável pelo projeto; Eduardo e Rodolpho patrocinariam a construção.

O Centro da Memória Rio-Pardense, inaugurado em 15 de março de 2003, instalou-se, protegendo documentos, livros de atas e de História, fichas de imigrantes italianos e milhares de fotos, separadas por assuntos, em pastas. A Prefeitura aprovou a transferência de fotos do arquivo fotográfico do Museu Rio-Pardense para o Centro da Memória.

O CMRP põe o seu acervo à disposição de pesquisadores, professores, alunos, visitantes...
Muitas mostras de arte foram apresentadas nestes anos de funcionamento: aquarela, carvão, pastel, técnica mista, óleo sobre tela, fotografias, esculturas, documentos, livros raros...Endereço:
Rua Marechal Floriano, (entrada pelo Cine Colombo)
Fone: (19) 3608-4358
São José do Rio Pardo -SP



O Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, à esquerda, acima do “Foto Metro”



Escada que liga o hall do Cine Colombo ao Centro Cultural Ítalo-Brasileiro



No Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, um lançamento de livro e a exposição do
artista rio-pardense Germinal Artese